Novela de aventura e amor
1 de abril de 2020

Uma iniciação à ciência

O que nossas crianças, dos seis aos doze anos, sabem sobre ciência? Qual é o programa, se existe, de uma iniciação à ciência? Elas aprendem a pensar cientificamente, para não se tornarem vítimas de erros e preconceitos?

A introdução à ciência, entre nós, por várias razões, é falha e deficiente e, às vezes, desprezada. Quatro livros publicados pela Funpec podem ajudar os professores e esclarecer a garotada sobre os fatos básicos da biologia. Todos, com uma linguagem clara, estudada para a compreensão fácil pelas crianças, ensinam sobre a origem da vida e a formação dos organismos humanos.

“Curta suas células”, por exemplo, belamente ilustrado em cores vivas, explica que “logo abaixo da sua pele há um surpreendente mundo escondido. Um mundo de células vivas que trabalham em conjunto para formar você”. Assim, torna-se simples à compreensão infantil o que é e como funciona o DNA.

“Máquinas de Genes” segue o mesmo caminho e demonstra que “somos todos máquinas de genes”. Também é fartamente ilustrado, com humor e inteligência, o que leva o aluno a entender rapidamente um tema que, mais ou menos desconhecido até por muitos professores, torna-se descomplicado e claro.

“Exterminadores de germes” vem oportunamente nesse tempo de coronavírus. Quase uma história em quadrinhos, mostra como as células agem no corpo. Sabia que as células possuem “armas químicas que matam seus inimigos maiores, como as tênias e as lombrigas”? Claro que você sabe, mas este livro torna simples ensinar às crianças como isso é possível e como funciona.

“Tenha um bom DNA” diz algo revelador às crianças: “Você começou a vida como uma única célula, mas agora você é constituído por aproximadamente cem bilhões delas”. 

Todos os livros são de autoria de Fran Balkwill e Mic Rolph, em esmerada impressão, com 32 páginas cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − dez =