Gestão de Operações – COPPE/UFRJ

Especialização em Ergonomia e Projetos
14 de setembro de 2020

Apresentação

Uma das principais ênfases da Engenharia de Produção (EP) é a Gestão de Operações (GO). Operações pode ser entendido enquanto o conjunto de recursos envolvidos na produção e entrega de produtos e serviços. A forma pela qual estes recursos estão reunidos define o foco (diversidade de produtos e serviços) de uma operação e o ajuste (fit) entre os mesmos. Em tese, quanto maior for o ajuste entre os diversos elementos, maior será a eficiência das Operações de uma dada organização. Várias disciplinas da EP definem os recursos que serão utilizados bem como a forma de tal utilização. Somente a título de exemplo teríamos: a definição de capacidade da organização (quantos produtos e serviços a mesma é capaz de produzir e entregar no tempo enquanto função dos recursos definidos), o planejamento das instalações (como os recursos serão organizados no espaço), o planejamento e controle da produção (como os recursos serão ativados e controlados no tempo) dentre outros.

Público-alvo

O Curso está voltado prioritariamente para profissionais da Engenharia de Produção e de áreas afins como, por exemplo, a Administração. É desejável que os candidatos tenham experiência gerencial em tais temas em organizações públicas e privadas. Estas organizações podem ter diferentes áreas de atuação tais como serviços financeiros, indústria do petróleo e gás, instituições governamentais, saúde dentre outras.

Carga horária

360 (trezentos e sessenta) horas

Turma

Será a primeira turma do curso. A previsão é de 25 alunos e de aulas às terças e quintas das 18h00 às 20h00.

Certificado

Ao final do curso, os alunos aprovados receberão um certificado emitido pela UFRJ, que confere ao aluno o grau de especialista em Gestão de Operações.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA GARANTIR SUA VAGA