5S Housekeeping

Estatística Aplicada
Estatística Aplicada
27 de maio de 2020

Objetivos: Compreender a importância do 5S como base para as ações de melhoria na empresa. Estimular o trabalho em equipe e aumentar a produtividade no trabalho.

Dirigido a: Diretores, gerentes e supervisores de produção, operadores com responsabilidade de chefia e profissionais que necessitem melhorar o ambiente de trabalho da organização.
Conteúdo Bitmap Introdução – Histórico e evolução do programa 5S.

Seiri: combate ao desperdício, técnicas de descarte, apuração de resultados.

Seiton: cada coisa no seu lugar, critérios de ordenação/localização.

Seiso: planos de limpeza, eliminação de fontes de sujeira, postura do ver e agir.

Seiketsu: elaboração dos padrões, segurança e higiene.

Shitsuke: cumprimento dos padrões, conscientização e cultura da qualidade. Implantação: método do cartão vermelho e plano de implantação. Auditoria 5S e divulgação dos resultados. Metodologia: Exposições e debates, atividades de fixação, exibição de vídeo, estudo de caso e orientações para, a posteriori, implementar o programas 5S – Housekeeping nas organizações

Instrutor: Juliano Endrigo Sordan

Formação: Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP). Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Master Black Belt Lean Six Sigma. Professor do curso de Gestão Empresarial (FATEC Sertãozinho) e pós graduação (FGV). Lead assessor em sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 e pesquisador do Instituto Fábrica do Milênio. Diretor da AD HOC Desenvolvimento Empresarial. Com mais de treze anos de experiência, gerenciou projetos de melhoria da qualidade e produtividade em mais de 30 empresas. Tem experiência na área de Excelência Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Business Process Excellence, Theory of Constraints – TOC e Lean Six Sigma.

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