Lean Manufacturing

Indicadores Balanceados de Desempenho
2 de junho de 2020
Black Belt
Black Belt
29 de maio de 2020
Lean Manufacturing

Lean Manufacturing

Introdução À Produção Enxuta (Lean Manufacturing)

Conteúdo: nesse módulo mostra-se o histórico (Sistemas de Produção e Toyota), os princípios, os conceitos e as ferramentas Lean, sendo algumas abordadas nos módulos seguintes. Dinâmica de vivência dos conceitos Lean.
Tópicos Abordados: Sistemas de Administração da Produção; Histórico Lean: a Toyota; Agregação de Valor e 7 Desperdícios; Princípios Lean; Ferramentas Lean; Dinâmica Lote x Fluxo
Carga Horária: 8 horas

Mapeamento de Fluxo de Valor
Conteúdo: nesse módulo aborda-se uma ferramenta básica de Lean, que é o Mapa de Fluxo de Valor, ferramenta essa que auxilia na visualização de todo a organização ou setor dela, desde a relação com clientes e fornecedores e sua logística, passando por detalhamento dos processos e a sincronização dos mesmos através do fluxo de informações e do planejamento das atividades. O Mapa de Fluxo de Valor (Estado Atual) é base para identificação de oportunidades e criação de um Plano de Melhorias estruturado. Início do desenvolvimento, pelos alunos, do MFV Estado Atual de sua área de atuação.
Tópicos Abordados: Mapeamento de Fluxo de Valor passo-a-passo; Exemplo de Mapeamento de Fluxo de Valor; Dinâmica de Mapeamento de Fluxo de Valor Estado Atual;
Carga Horária: 4 horas

Estabilidade Básica (Os 4Ms) / Ferramentas Para Estabilidade – 5S
Estabilidade Básica (Os 4Ms)
Conteúdo: para que se tenha sucesso na aplicação de ferramentas e conceitos Lean, é preciso que os processos tenham um mínimo de estabilidade no que se refere a Máquinas, Mão-de-Obra, Métodos e Materiais, os 4Ms. Visão geral das Ferramentas para Estabilidade, Matriz de Priorização.
Tópicos Abordados: Instabilidade; os 4Ms; Instabilidade Mão-de-obra; Instabilidade de Máquina; 6 Perdas; Manutenção preventiva; Os 5 Por quês; Instabilidade de Material; Estoque Padrão; Instabilidade de Método; Trabalho Padronizado;

Ferramentas para Estabilidade – 5S
Conteúdo: a primeira ferramenta que se estuda para atingir-se a Estabilidade Básica é o 5S, técnica fundamental que é preciso que exista como base para implantação de melhorias consistentes nos processos. Início da cultura de Padronização e identificação de anomalias (desperdícios). Dinâmica de 5S.
Tópicos Abordados: Por que implantar 5S; 1º S – Utilização; 2º S – Organização; 3º S – Limpeza;
4º S – Padronização; 5º S – Disciplina; Dinâmica 5S.
Carga Horária: 4 horas

Ferramentas para Estabilidade – Manutenção Autônoma / Set Up
Manutenção Autonoma e Melhoria Específica
Conteúdo: a Manutenção Autônoma busca o maior envolvimento do operador com o equipamento com que trabalha, um maior conhecimento, uma maior responsabilidade sobre o desempenho do mesmo.
Tópicos Abordados: TPM: Manutenção Autônoma; Etapas da Autônoma: Limpeza Inicial, Inspeção e Etiquetagem, Eliminação das fontes de sujeira e áreas de difícil acesso, Padrão Provisório e Inspeção Geral do Equipamento; Lição de Um Ponto; Dinâmica de LUP.

Ferramentas para Estabilidade – Set Up
Conteúdo: a fim de se ter flexibilidade de atendimento aos clientes e redução de estoques, esse módulo trata da troca rápida de ferramentas (SMED). É um módulo onde a parte prática traz o entendimento dos conceitos.
Tópicos Abordados: Definição de Set up; Tamanho do lote x atendimento x set up; Metodologia de redução de tempo de set up (SMED); Set up interno e set up externo; Etapas do processo de redução do set up; Dinâmica de Set up.
Carga Horária: 4 horas

Ferramentas para Estabilidade – Fluxo Contínuo e Trabalho Padronizado
Conteúdo: o Fluxo Contínuo é um dos principais conceitos de Lean. Ferramenta importante e fonte de competitividade das empresas enxutas. Diferentes tipos de layout e Gestão Visual.
Tópicos Abordados: Takt Time; Tempo de ciclo. Tipos de Tempo de ciclo; Separação de Trabalho Homem-Máquina; Atividades Acíclicas; Lotes x Fluxo Unitário (dinâmica); Lote de Produção e Lote de Transferência; Elementos do Lead Time; GBO; Elementos do Trabalho; Cálculo do número ideal de operadores; Máquinas, Material e Layout para o Fluxo; Tipos de layout.

Trabalho padronizado e Cadeia de Ajuda
Conteúdo: nesse módulo demonstra-se a importância da padronização como base para melhorias, análise comparativa entre o real e o esperado como fonte de identificação de oportunidades. Já a Cadeia de Ajuda é também uma padronização de como deve ser a abordagem e reação da equipe frente a um problema.
Tópicos Abordados: O que é Trabalho Padrão? Porque padronizar?; Elementos do Trabalho padrão; Conceitos de Trabalho padronizado; Gráfico de Balanceamento de Operações; Cronoanálise; Documentação de Trabalho Padronizado; Sequência de Implantação de Trabalho padronizado; Dinâmica de Trabalho Padrão; Cadeia de Ajuda.
Carga Horária: 4 horas

Análise do Comportamento das Cadeias de Suprimentos (Beer Game)
Conteúdo: através do Beer Game, apresenta-se o comportamento padrão de uma Cadeia de Suprimentos. Isso servirá de base para o módulo de Puxada e Nivelamento.
Tópicos Abordados: Comportamento da demanda e comportamento das várias etapas da cadeia de suprimentos; Como Lean pode ajudar (Lead Time, Puxada, etc)?.
Carga Horária: 4 horas 

Produção Puxada e Nivelada
Conteúdo: apresentação do conceito de “puxar a produção”, “nivelar a produção” e as ferramentas para se aplicar esses importantes conceitos Lean; Dinâmica de cálculo de supermercado.
Tópicos Abordados: Produção Puxada x Empurrada; Supermercado; Kanban; Quadro Kanban e quadro Heijunka; Funcionamento do supermercado; Como calcular as 3 faixas do supermercado (verde, amarela, vermelha);
Monitoramento e Controle; Tipos de sistemas Puxados;
Carga Horária: 4 horas 

Lean Office – Os Conceitos Lean Aplicados aos Ambientes Administrativos e de Serviços
Conteúdo: Desperdícios Administrativos; Causas de Interrupção dos Fluxos de Informações. Dinâmica de Mapeamento e Planejamento de Melhoria de Processos Administrativos
Tópicos Abordados: Conceitos Lean adaptados aos ambientes administrativos e de escritório; Cross-Funcitonal Map (Swin lane).
Carga Horária: 4 horas

Gerenciamento Lean
Conteúdo: Nesse módulo aborda-se a necessidade de Mudança de Cultura para a Cultura Lean; As quatro etapas do Gerenciamento Lean

Tópicos Abordados: Trabalho Padrão da Liderança, Gerenciamento Visual, Contabilidade Diária, Disciplina
Carga Horária: 4 horas

Instrutor: Márcio D´Ávila Ribeiro

Formação: Pós-Graduação em Gestão da Produção – UFSCar – SP. Graduação em Engenharia Mecânica – UNICAMP. Advogado pela UNAERP – OAB nº 180293. Carreira desenvolvida em empresa manufatureira norte-americana de grande porte, nas áreas de Produção e Processos e atuando nos últimos 9 anos na área de Lean Manufacturing e Six Sigma, com grande experiência em ministrar treinamentos dessas metodologias, inclusive em outras empresas (Electrolux, Abzil, Servimed, entre outras).

 

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA GARANTIR SUA VAGA