Objetivo: Capacitar o aluno a diferenciar as atividades no planejamento de marketing no ambiente de negócios, estabelecer as principais decisões de planejamento sob a ótica mercadológica, distinguir melhores práticas de análise da empresa e do ambiente, aplicadas ao mercado, e explicar e demonstrar como o planejamento de marketing pode ajudar uma empresa formatar seus objetivos e determinar ações para cumpri-los.
Dirigia- a: Empresários, diretores e gerentes; empreendedores e demais pessoas ligadas aos setores de comércio, serviços e indústria.
Metodologia: Aulas expositivas e debates, atividades de fixação, exibição de vídeo, estudo de caso e orientações para, a posteriori, desempenhar com eficácia a atividade de Planejamento de Marketing.
Conteúdo Programático:
Parte 1 – Introdução ao Planejamento de Marketing
- Conceitos básicos
- Evolução das relações entre as empresas e os cientes
- Análise interna da companhia;
- Forças da companhia;
- Fraquezas da companhia;
Parte 2 – Análise de ambiente
- Análise do ambiente de negócios
- Comportamento do Consumidor
- Análise da Concorrência
- Estratégias de mercado (genéricas e de crescimento)
Parte 3 – Segmentação de mercados e posicionamento de produtos
- Segmentação de mercado
- Critérios de segmentação de mercado
- Posicionamento de produtos
Parte 4 – Estratégia do composto mercadológico
- Produto e Marca
- Preço
- Ponto de Venda
- Comunicação integrada de marketing
Parte 5 – Ação e Controle
- Resultados Financeiros
- Análise de Equilíbrio
- Programação
Instrutor: Paulo Pessoa
Formação: Especialista em Gestão Estratégica – MBA Gestão Estratégica – pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP (2016);
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP (2005).
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